Publicidade
Sustentabilidade

Cidades Inteligentes: Olhares Globais


Publicado em 21.08.2019, às 11:27 am

Este será o segundo evento da série de três encontros sobre as Cidades Inteligentes, organizado pelo Esquina: Conversas Sobre Cidades, com curadoria de Wilson Levy, diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Após discutirmos o que é o conceito das cidades inteligentes em nosso primeiro encontro,  vamos analisar casos no mundo real que revelam o elo entre o território e a inteligência. Importa, agora, compreender como este conceito é amplo, e como diferentes experiências locais evidenciam a relação entre espaço, tecnologia e políticas públicas. 

Além disso, a proposta deste encontro é mostrar a relação entre as limitações e potencialidades locais para a criação de diferentes soluções. Veremos que não há uma fórmula única para trabalhar as qualidades de cada cidade. Os exemplos discutidos podem trazer inspirações importantes para o planejamento e a implementação de novas políticas e técnicas associadas às smart cities.

Para tratar destes temas e compreender como a cidade inteligente é vista no mundo, e como experiências internacionais podem contribuir para o desenvolvimento deste conceito em nosso cenário, contaremos com a participação de:

  • Carlos Rufin, é economista, tem doutorado em Políticas Públicas pela Harvard University, é senior associate do Institute for International Urban Development.
  • Irene Quintáns, é urbanista, tem mestrado em Urbanismo e Estudos Territoriais pela Universitat Politécnica de Catalunya, é consultora em planejamento urbano da UNESCO.
  • Washington Fajardo, é arquiteto e urbanista, foi presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, na gestão Eduardo Paes. Foi LOEB Fellow da Harvard University.
Principais tags desta reportagem:
Publicidade
Outros destaques

Bitnami