Publicidade
DebatesEventos

Cidades Inteligentes: O Que São?


Publicado em 18.07.2019, às 2:07 pm

As cidades nunca estiveram tão populosas. Há 200 anos somente Londres, Tóquio e Pequim tinham mais de um milhão de habitantes. Hoje, são mais de 400 metrópoles que bateram os sete dígitos. Mais de metade da população mundial já vive em centros urbanos e, segundo estimativas da ONU, até 2030, esse percentual deve chegar a casa dos 70%. 

Com tantas pessoas vivendo concentradas nas grandes cidades, surgem problemas relacionados à mobilidade urbana, ao meio ambiente, ao acesso à moradia e a serviços públicos. Entretanto, esse ambiente também proporciona inovação, e as soluções têm passado cada vez mais pelo uso das tecnologias. É neste contexto que surge a discussão sobre as Cidades Inteligentes.

Em primeiro lugar, é necessário definir este conceito. É comum associar a ideia de smart cities com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação no planejamento e gestão das cidades. Contudo, o horizonte conceitual é potencialmente mais amplo. 

A noção de inteligência é estruturante para a definição do termo Cidades Inteligentes. Seja a partir da perspectiva dos cidadãos, responsáveis por modelar a cidade a partir de suas interações, seja a partir da perspectiva do território, cujo papel não se resume ao palco onde  as relações sociais acontecem.

Para contribuir ao mosaico da discussão sobre o tema, contaremos com quatro pesquisadores que trabalham o conceito das Cidades Inteligentes a partir de perspectivas distintas. A discussão buscará compreender se o termo é uma ideia vazia ou um conceito em disputa, além de responder como encontrar uma unidade na diversidade de abordagens.

A mediação e curadoria do evento será realizada por Wilson Levy, advogado e doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP. É graduate student fellow do Lincoln Institute of Land Policy e diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE, além de conferencista e autor de livros e artigos sobre temas ligados ao planejamento urbano.

Convidados:

Renato Cymbalista – Arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela FAU-USP, com pós- doutoramento em História pela UNICAMP. Foi editor adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. É Professor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Luis Fernando Massonetto – Advogado, doutor em Direito pela USP. Foi secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo. É professor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Ana Carla Fonseca – Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, mestre em Administração de Empresas pela USP, Administradora Pública pela FGV/SP e Economista pela USP. É diretora da Garimpo de Soluções.

Aldo Luiz Valentim – Doutorando em Políticas Públicas pela UFRGS, Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e em Artes pela UNICAMP, foi secretário adjunto da Cultura da Prefeitura de São Paulo. É professor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Garanta já sua participação em: https://www.eventbrite.com.br/e/cidades-inteligentes-o-que-sao-tickets-65812564151

Principais tags desta reportagem:





Publicidade
Outros destaques

Bitnami