O Futuro da Moradia: As Novas Máquinas de Morar
Este será o terceiro e último evento da série “O Futuro da Habitação” organizado pelo Esquina: Conversas Sobre Cidades, com curadoria e mediação do arquiteto Lourenço Gimenes, sócio do FGMF.
A expressão “máquina de morar”, cunhada pelo arquiteto e urbanista suíço Le Corbusier na década de 1910, representou muito bem a transformação, então em curso, do ‘programa’ de um espaço residencial.
Ainda que a mudança acontecesse também em termos estéticos e técnico-construtivos, estava em aberto uma discussão profunda dos hábitos urbanos. A ideia da qualidade do espaço e o conforto ambiental, numa época de constantes turbulências causadas pelas guerras e pela voraz evolução industrial, colocava-se como possibilidade de repensar a célula e sua produção.
Embora seja difícil de traçar um paralelo, vivemos hoje novamente um momento de reflexão sobre o morar contemporâneo. Desejamos levantar um debate a respeito de quem é o morador de São Paulo, como ele habita a cidade e o que busca na cidade.
Como é a composição das famílias hoje? O que se espera de um espaço residencial? Quais as necessidades das famílias de diferentes rendas? Qual o papel das novas tecnologias e dos novos regimes de trabalho? As novas gerações e a ‘uberização’ dos imóveis criam novos cenários de comportamento? Como o mercado enxerga essas demandas? Como sobrevive a população em situação de rua, à margem desse processo?
Essas são algumas das questões que o Esquina procura abordar no evento O Futuro da Moradia: As Novas Máquinas de Morar.
O debate contará com a participação de:
Carlos Terepins, empresário, presidente da Nortis Incorporadora
Elisabete França, arquiteta, doutora, diretora de planejamento e projetos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e professora na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado
Felipe Schucman, advogado, economista e diretor de desenvolvimento de negócios da RuaDois.
Raul Juste Lores, jornalista, editor-chefe da Veja São Paulo e autor do livro “São Paulo nas Alturas”
Sonia Francine, jornalista, foi secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo em 2017, e é vereadora pelo Cidadania 23 São Paulo.
Os ingressos são gratuitos e limitados. Garanta já sua participação em: https://www.eventbrite.com.br/e/o-futuro-da-moradia-as-novas-maquinas-de-morar-tickets-62371868939